25/08/2014

Com o desaparecimento do Gasômetro do bairro de São Cristovão no Rio de Janeiro, RJ que pertencia a CEG – Cia. Estadual de Gás do Rio de Janeiro., a GASCAT ganhou a licitação com um projeto customizado e está fabricando a maior ERM - Estação de Regulagem e Medição de Gás Natural do Brasil que lá será instalada, com 5 linhas de regulagem e 5 de medição.

A Estação de Regulagem e Medição de São Cristovão como é chamada recebe o gás natural através de um gasoduto de 14pol., é duplamente filtrado numa unidade de filtragem do tipo ciclone e cartucho da GASCAT para em seguida ter a sua pressão de distribuição controlada através de 5 linhas por modernas válvulas reguladoras de pressão de 6 pol. de diâmetro desenvolvidas e fabricadas pela própria GASCAT, com certificação do DVGW da Alemanha e selo CE do Mercado Comum Europeu. As 5 linhas contem ainda medidores de vazão que permitem identificar o consumo em cada uma delas que abastecerão as 4 principais linhas de saída  para a cidade – 2 com diâmetro de 14 pol. e 2 com 10 pol.

Essa nova Estação ocupará uma área de 300m² junto a Rua São Cristovão de um terreno de 116.000m² que faz parte do Projeto de Reurbanização Porto Maravilha, e será responsável pelo abastecimento da cidade do Rio de Janeiro com 1.270.000 m³/dia de gás natural, sendo direcionados pelo projeto 430.000 m³/dia para a Zona Norte e 840.000 m³ /dia para a Zona Sul.