27/08/2020

A GASCAT está substituindo todas as estações/racks de combustão de Gás Natural que vieram junto com o gigantesco forno para fabricação dos “pellets” ou fabricação da pelotizaçao de minério de ferro em pó misturado com carvão vegetal prontos para serem reduzidos em Alto Fornos e consequente produção de gusa. 

Estes fornos rotativos foram importados de uma empresa Chinesa há alguns anos porem os racks de combustão nunca tiveram  performance adequada afetando de sobremaneira a qualidade do produto final (pellets). As trocas destes racks de combustão se iniciaram há dois anos atrás e este da foto já é o decimo rack a ser fornecido para este mesmo forno de tamanho exuberante (quatro andares com diâmetro de quarenta metros e 60 queimadores).

Os equipamentos mais importantes destes racks em questão são:

  • Regulador de Pressão Brise Plus com válvula de bloqueio a sobre pressão incorporada (fabricação Gascat)
  • Válvulas de Segurança e Bloqueio Eletro Pneumática da Kuhme (Germany) representada no Brasil pela Gascat.

As condições de operação desta são:

  • Pressão de entrada: 0,9 Bar
  • Pressão de saída: 130 mbar
  • Vazão: 800 Nm3/h
  • Fluido: Gás Natural.

Todo o sistema de automação de bloqueio é efetuado em tempo menor que 1s.

O equipamento é dotado de um painel para cada RACK que possibilita o teste de estanqueidade conforme NBR-12313:2000, no modo local ou remoto por meio de seleção de botoeira na porta dos painéis. O sistema de automação é responsável pelo partida dos Racks somente após a confirmação de que o testes de estanqueidade foram executados com sucesso.

Toda a sinalização é feita por meio de LEDs na porta do painel que garante fácil identificação pelo operador, garantindo assim a segurança e operacionalidade do sistema.

O sistema de teste de estanqueidade desenvolvido pela GASCAT atende integralmente a NBR-12313:200, bem como as recomendações da NR-10, já implementando conceitos da Indústria 4.0.