19/10/2021

A Gascat tem se dedicado há mais de 38 anos produzindo Reguladores de Pressão e Válvulas de Bloqueio á sobre e subpressão em conjunto com as empresas de Gases do Ar na distribuição de Hidrogênio para vários tipos de aplicação como por exemplo Hidrogenação em óleos vegetas para fabricação de margarina ou como Tratamento Térmico com atmosferas redutoras para recozimento brilhante para aços inoxidáveis ou sinterizados ou outros tipos de aços ligados que requerem atmosfera redutora nos tratamentos térmicos. Muito comum em siderúrgicas integradas ou não.

Hoje em dia o mundo reivindica pela diminuição de emissão de carbono na atmosfera e o hidrogênio verde passa a ser o combustível  desejado para esta meta.

Descarbonização do planeta é uma das maiores metas para todos os países que se comprometeram com esta premissa para 2050. O Hidrogênio verde passa a ser então o grande protagonista desta meta para redução de emissões de CO2.

Portanto com o uso em maior escala mundial e uma alta demanda de reguladores para estas novas aplicações a Gascat tem efetuado investimentos específicos em montagem e bancadas de testes para Hidrogênio. Como salas especificas para montagem; equipamentos de laboratório e testes e maquinas operatrizes de alta produtividade com finalidade de criar uma linha e um setor  dedicado á divisão de hidrogênio.

Estes investimentos permitiram a Gascat uma flexibilidade maior para produzir Reguladores e Válvulas de Bloqueio dedicados a Hidrogênio; dando origem a linha de “reguladores verdes” como alusão ao Hidrogênio Verde (fotos).

Todos os reguladores para Hidrogênio são testados com o próprio gás de acordo com nossos procedimentos de testes específicos.

Estes investimentos permitem a Gascat hoje produzir em grandes quantidades e assegurar preços sustentáveis para o desenvolvimento da indústria de Hidrogênio.

Investimentos Específicos:

  • Maquinas de limpeza de peças e descontaminação de óleos de usinagem e outras gorduras especificas.
  • Maquinas CNC de alta performance.
  • Bancada para testes de pressão com Hidrogênio até 300 bar.
  • Bancada para testes de vazamentos com Hidrogênio ate 250 bar. De acordo com ISO 10497 or API 607
  • Certificação de procedimentos de soldagem para os soldadores de acordo com ASME B31.12

Gascat recomenda como material para aplicação de Reguladores para Hidrogênio o aço inox CF8M ou AISI 300 serie como 304 ou 316 sempre visando uma matriz austenica a fim de evitar a fragilização a frio por meio de intersecção de moléculas de hidrogênio.

Para pressões baixas (< 10 bar) não há recomendação de ligas especificas porem todos os ferros grafitados não são recomendados pois existe muita possibilidade da fragilização por moléculas de H2 alocadas em redor dos grafites. Entretanto se houver um tratamento de ferritizaçao do fofo nodular poderão ser usados sem problema algum.  

http://www.gascat.com.br/aplicacoes/17/hidrogenio